Santa Tereza D´Ávila

Apesar do nome, o Colégio Santa Tereza não é uma escola confessional. O nome foi escolhido como homenagem a esta impressionante mulher, Tereza D´Ávila, que viveu na Espanha no século 16.

Naquela época, era comum que as moças se tornassem freiras. Porém, muitas não o faziam por vocação, e sim para garantir uma vida tranquila e protegida. Essas moças entravam para os conventos, mas levavam consigo seus bens materiais para que continuassem a viver com todo o conforto.

Tereza também era freira, carmelita, mas por verdadeira vocação. Seu maior interesse era fazer com que as pessoas dessem mais valor ao caráter e que se dedicassem completamente à vida que escolhessem. Afirmava que o mais importante em uma pessoa é o respeito que ela pode ter por si mesma, pelos outros e pela vida.

Por essa razão, esta valorosa mulher foi responsável pela reforma carmelita, que acabou com os privilégios. Os conventos passaram a receber apenas aquelas que queriam realmente dedicar-se à vida religiosa. Além disso, Tereza fundou muitos conventos em toda a Espanha e escreveu diversos livros de grande importância, mesmo para os dias de hoje, como “Castelo Interior” e “As Moradas”.

Tereza morreu no dia 15 de Outubro de 1582 e em sua homenagem, D. Pedro II, que era grande admirador de sua obra, determinou que esse dia passasse a ser o Dia do Professor no Brasil.

Nosso colégio leva seu nome porque pretende, como Tereza, cultivar a justiça, o respeito ao próximo, a fraternidade e a busca pelo conhecimento, única forma de alcançar o sucesso pessoal e profissional em nossas vidas.

História

O Colégio Santa Tereza nasceu do desejo de quatro amigos, de oferecer uma escola de qualidade, que contribuísse de forma positiva para a educação no Brasil.

Após uma busca por um local adequado, encontraram na Rua Professor Benedito Alarico de Castro Borelli, que fica no Parque São Domingos, uma casinha simpática, com bastante espaço, que se encaixava perfeitamente ao seu interesse. A casa foi reformada, pintada e a casinha de bonecas construída sob supervisão diária e direta dos sócios – Sra. Therezinha Lopes Sanchez, o Sr. Oswaldo Vaz, o Sr. Claudio Sanchez e o Sr. Amadeu Bucciarelli. Finalmente terminada, o colégio foi inaugurado no dia 04 de Setembro de 1978.

De lá para cá foram muitos anos de trabalho intenso, mas sempre realizado com amor e alegria. Pela experiência que já tinha na época à frente da Escola Estadual Reynaldo Porchat, no Alto da Lapa, a Sra. Therezinha foi designada à diretora do colégio, cargo que exerceu até seus últimos dias, sempre com a mesma filosofia: amor e dedicação total ao trabalho. A partir de 2014, a direção do colégio passou para a Sra. Ligia Sanchez, que mantém a tradição dos valores humanos e traz inovações necessárias ao mundo moderno.

No primeiro ano, foram apenas três alunos, mas a cada mês, crescia o número de interessados, a tal ponto que em 1981 foi inaugurada a segunda unidade, para atender alunos de 1ª a 8ª série. Aos poucos, as unidades foram sendo reformadas, ampliadas e melhor adaptadas.

Em 2019 foi inaugurada a Unidade Granja Viana do Santa Tereza, com a proposta de levar para a região de Cotia a tradição e excelência no ensino de valores humanos, contrastando décadas de experiência ao prédio novinho em folha. A Unidade Granja Viana oferece os cursos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Atualmente, o colégio recebe alunos a partir dos 18 meses de idade e apoiamos a sua evolução física, emocional e cultural até os 18 anos, quando, com muita saudade, os entrega ao “mundo lá fora”, diplomados, confiantes e com muitas possibilidades profissionais.

Nosso maior orgulho, hoje, é ver que muitos ex-alunos fazem questão de matricular seus filhos aqui e, assim, continuar o que nós gostamos de chamar a “Família Santa Tereza”.

Infraestrutura

  • Laboratório Cultura Maker
  • Sala de Teatro
  • Quadra de esportes coberta
  • Pátio espaçoso e áreas de convivência
  • Para a Educação Infantil salas de aula amplas e arejadas, banheiros e demais instalações totalmente adaptadas aos pequenos
  • Para Fundamental e Médio salas ambientes que ampliam as possibilidades de materiais dos professores e trabalham autonomia. Amplas e confortáveis, com disponibilidade de equipamento de Audiovisual.

Diferenciais

  • Ambiente fraterno e acolhedor;
  • Equipe dedicada e atenciosa, pronta para proporcionar a atenção que o aluno precisa, mesmo que seja apenas um abraço e um “Bom Dia!”;
  • Contato próximo com as famílias, entendendo suas peculiaridades e necessidades;
  • Valores humanos ensinados na prática, por meio do exemplo pessoal: não temos apenas “alunos”, temos “filhos”, dos quais cuidamos com “Amor de Mãe”. Inclusive na hora de corrigir;
  • Ensino inovador e eficiente para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro:

    • Material Didático SAS (Sistema Ari de Sá);
    • Programa Jovens Empreendedores - parceria SEBRAE;
    • Educação Tecnológica - Nave à Vela;
    • Árvore de Livros;
    • Programa Bilíngue;
    • Projetos Sociais.

Filosofia de Trabalho

O Colégio Santa Tereza foi fundado em 1978 com o objetivo de melhorar a educação no Brasil. A VERDADEIRA EDUCAÇÃO! Aquela que está além do ensino de currículos e programas pedagógicos, mas que é necessária para que o ser humano possa destacar- se na sociedade, não somente como “bom profissional”, mas como uma BOA PESSOA.

Acreditamos na importância da proximidade com as famílias, conhecer seus interesses e suas necessidades, para compreender melhor o aluno e sua forma de aprender. É imprescindível que a família conheça nossos objetivos e não tenha dúvidas sobre as nossas atitudes, por isso, toda a equipe trabalha com transparência e honestidade, uma vez que nosso objetivo só pode ser o mesmo dos pais: um aluno bem educado, em todos os sentidos.

Acima de tudo, o AMOR faz parte do nosso DNA. Amor pelo trabalho, pelos alunos, pela educação. Estamos seguros de que toda atividade exercida com amor tem melhores frutos e trabalhamos todos os dias para confirmar essa certeza. Afinal, como afirmava nossa fundadora, Sra. Therezinha Sanchez, “Aprender por Amor é Aprender para Sempre!”.

Todos os direitos reservados - 2018

Olá!

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade